Cross Urbano Caixa: Saiba como foi…

0
239

Depois de um hiato longe de Pernambuco, o Circuito Cross Urbano Caixa retornou a Arena de Pernambuco. Conhecida como “A Corrida dos Estádios”, o Cross Urbano CAIXA transforma, por um dia, o local onde geralmente é voltado para a realização de partidas de futebol em pista de atletismo. E, mais uma vez, a arena multiuso foi aberta para os corredores. Com um percurso único de quase seis quilômetros, a largada foi realizada a partir das 7h30, levando os corredores do interior do estado e da região metropolitana para a cidade São Lourenço da Mata.

Para quem buscava algo diferente, a Cross Urbano foi um prato cheio, uma vez que seu percurso foi concebido para aproveitar todo o espaço do estádio. E quem não estava lá para correr e foi  simplesmente para acompanhar quem foi para a Arena com este propósito teve a oportunidade de ficar lá na arquibancada, torcendo por cada corredor que estava completando a sua prova, depois de enfrentar todo o percurso por dentro e nos arredores do estádio.

Particularmente, o percurso projetado na Arena de Pernambuco foi algo sensacional! Para quem habitualmente não vai para jogos de futebol com medo da violência das torcidas ou pelo simples fato de não ser fã de futebol, realizar o mesmo caminho de jogadores e torcedores, passando pelo túnel de acesso, gramado e arquibancadas é uma sensação indescritível e, de quebra, uma excelente oportunidade para conhecer as estruturas de um estádio que, até pouco tempo atrás recebeu a penúltima edição da Copa do Mundo. E para quem curte esse clima de futebol torna ainda mais próximos a paixão pela corrida com a emoção que o futebol proporciona.

Além disso, um dos atrativos da prova foi a forma de premiação. Diferentemente da maioria das corridas de rua realizadas na região metropolitana onde acontece a premiação apenas com os corredores melhores colocados na classificação geral, o corredor de rua amador foi o grande valorizado nas premiações. Com a largada sendo realizada por pelotão de acordo com a faixa etária, a premiação também seguia estes critérios, premiando corredores dos dezesseis até os maiores de 65 anos. No local da concentração da prova os atletas também contaram com frutas selecionadas, água gelada e um som ao vivo. É bem verdade que o cantor que estava lá era do projeto Domingo na Arena, entretanto, deu pra perceber que voz e violão não combina muito com um evento esportivo… um DJ ali para para animar os atletas seria bem mais adequado!

Apesar da corrida ter sido uma experiência incrível, existem sempre aqueles pontinhos a serem lembrados. E o principal deles talvez seja atenção e o comprometimento dos Staffs durante o percurso. É bem verdade com o clímax da prova a turma ali às vezes passa despercebida para quem está correndo, mas eles possuem uma importância absurda para o andamento de uma corrida, tanto é que, quando acontece um deslize, a prova pode até inclusive ser questionada como “desorganizada”. Infelizmente no primeiro pelotão com os corredores com idade superior a 55 anos a turma que deveria orientar vacilou ou estavam mal posicionados, fazendo com que os corredores passassem direto no trajeto determinado. O resultado acabou sendo a lamentação de alguns corredores que estavam nas primeiras colocações e também de muitos outros que ainda fazem um esforço tremendo para completar a prova, principalmente em uma corrida como a Cross Urbano, que exige muita resistência física. Em uma corrida com premiação por faixa etária um erro destes acaba pesando bastante na balança.

Outro ponto que deve ser levado em consideração foi a a entrega dos kits. Geralmente é algo que este espaço aqui não leva em conta dentro do relato da prova, mas a verdade é que durante os dois dias que antecederam a corrida existiram muitos relatos de corredores que lamentaram a maneira como foi realizada a entrega e que, infelizmente, a gente não pode deixar passar. No site da inscrição para o evento era apresentado um kit com camisa manga longa, enquanto que o regulamento da prova, relatava camisa manga curta. Já no dia da entrega dos kits, alguns receberam manga longa e outros não. Fora isso, foram muitos os relatos de corredores que reclamaram da lentidão para o atendimento na entrega dos kits.

Mesmo com pontos negativos relatados, os pontos positivos foram maioria e a gente torce para que, na próxima edição a organização da prova atente-se a esses detalhes, afinal o corredor que faz sua inscrição é antes de tudo, um consumidor, com em qualquer outro evento. No fim das contas a Cross Urbano conseguiu dar ao corredor uma experiência bem diferente de correr nas ruas. E claro, bem desafiadora! A altimetria provocada na área interna da arena somada com as subidas e descidas do estacionamento deu aos corredores uma oportunidade de superação incrível. E completar os seis quilômetros de prova subindo as escadarias atrás da geral foi a cereja do bolo para encerrar um percurso com um nível de dificuldade elevada para maioria dos corredores que muitas vezes evitam trajetos com altimetria elevadas.

A Arena de Pernambuco inclusive deveria ser mais utilizada para promoção de corridas, já que sua localização consegue reunir tanto corredores da região metropolitana, quanto também corredores do interior do estado, situados sobretudo na zona da mata. Na Cross Urbano foi possível ver vários grupos de corredores e assessorias onde muitas vezes participam em provas realizadas no interior ou em grandes eventos na capital. A ultima prova federada que aconteceu no local fazia tempo!

Agora é aguardar a uma nova edição da Cross Urbano na Arena de Pernambuco. E para 2019 os organizadores prometem o retorno do circuito com uma prova noturna, semelhante ao que acontece nas demais etapas do Circuito Cross Urbano em outras arenas multiuso espalhadas pelo país! Com certeza a experiência será outra! O resultado desta edição poderá ser visto no site www.uptempo.com.br. Se você também participou, compartilhe com a gente a sua opinião aí nos comentários dê a sua nota no campo “votação do leitor”! E durante as semana tem vídeo novo lá em nosso canal no Youtube mostrando um pouco do que foi este retorno da da Cross Urbano na Arena de Pernambuco. Acesse o nosso canal, inscreve-se e assista a outros vídeos por lá, clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui