Em um domingo ensolarado, cerca de três mil corredores participaram da nona edição da Maratona Internacional Mauricio de Nassau. E repetindo a organização do ano anterior, uma das principais e mais aguardada maratona do nordeste aconteceu, com as provas de 42, 21, 10 e 5 quilômetros com sua largada no Cais da Alfândega. Um domingo contagiante e com diversas pessoas de várias regiões buscando superar seus limites ou debutar na tão sonhada prova, seja ela de qual distância for.

Largada pontual tanto no primeiro pelotão com a turma dos 21 e 42 quilômetros saindo às 5h30, quanto para a turma dos 5 e 10 quilômetros que saíram 30 minutos depois. E sobre a largada foi bonito de ver e até mesmo de vibrar com a quantidade de maratonistas e meia-maratonistas. Comparando no olhômetro, foi praticamente meio a meio, comparando com a largada dos 5 e 10 quilômetros. Algo surpreendente, pois não precisa voltar muito no tempo para lembrar que os números de meia-maratonistas e maratonistas em nosso estado era bem menor do que hoje.

Ainda me recuperando de uma lesão na Maratona das Praias que aconteceu lá em março, juro que por duas vezes quase abortei a ideia de correr só os 10 quilômetros e quase fui para os 21 km… ? mas desta vez a razão falou mais alto, muito embora o corpo felizmente já vinha dando claros sinais de recuperação. ?

O bacana é ver que, depois de alguns anos dando uma derrapada na organização, a Maratona Mauricio de Nassau vem de dois anos pra cá mantendo um nível bacana e que vem fazendo jus a grandeza que é uma Maratona. Quando escolhi a Nassau para realizar minha primeira maratona em 2016, deixei aqui o meu relato com baixo nível da prova, mas isso felizmente ficou pra trás e toda essa evolução realizada no ano passado e consolidada nesta edição mostra que os organizadores aprenderam com os erros. E cá pra nós, todos ganham com isso. Ganha a prova com credibilidade, voltando a trazer novamente um numero bacana de corredores de fora do estado e ganha nós corredores com um evento bacana, na nossa casa. Em um estado como o nosso que tem corrida de rua todo santo fim de semana, ter uma maratona consolidada e organizada em nosso calendário é o mínimo que podemos esperar… e acho que agora vai! ?

E por falar em organização, quem correu os 21 e 42 quilômetros elogiou bastante a estrutura oferecida no segunda parte do percurso que entrava pela Via Mangue. Durante os 21 km de prova não faltou hidratação para nenhum corredor e, para a turma das duas provas de longa distância, havia à disposição isotônico, picolé e, para quem quisesse aliviar o forte calor, uma esponja para utilizar da água do gelo derretido que, por sua vez, resfriava a água mineral nos pontos de hidratação. Prova bem sinalizada, fim da prova era fruta pra dizer chega, batedores dando suporte ao pelotão de frente e o melhor, um clima altamente contagiante com corredores, assessorias e staffs durante o percurso transmitindo motivação a cada maratonista que cortava o pórtico de largada para iniciar sua segunda volta em busca dos 42 quilômetros. É gostoso demais o clima que uma maratona proporciona!

Se aqui vale como sugestão para o ano que vem, onde a Maratona Mauricio de Nassau completará a marca de dez edições, fica a abertura das inscrições de forma antecipada. Isso para que o evento possa evoluir em alguns quesitos, como na organização da entrega dos kits e, princialmente, na personalização das medalhas para cada distância (este ano a turma dos 42 ganhou uma medalha maior e com os 42 km marcado no verso) e até mesmo evitar a gafe de divulgar a característica de um kit e entregar outro, como aconteceu este ano. Se vale como informação, de acordo com o calendário da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA), a Mauricio de Nassau acontecerá no dia 29 de setembro. Se o dia já se sabe no calendário da entidade máxima do pedestrianismo estadual, por que não iniciar as inscrições já de agora como acontece nas principais maratonas do país? Fica a dica. O resultado individual de cada corredor pode ser conferido no site www.maratonamauriciodenassau.com.br.

Se você também correu, compartilhe com a gente a sua opinião aí nos comentários dê a sua nota no campo “votação do leitor”! E durante as semana tem vídeo novo lá em nosso canal no Youtube mostrando um pouco do que foi a nona edição da Maratona Internacional Mauricio de Nassau. Vai ficar muito massa! Acesse o nosso canal, inscreve-se e assista a outros vídeos por lá, clicando aqui.

Artigo anteriorOlympikus apresenta nova tecnologia de amortecimento FLOW
Próximo artigoCentauro traz em exclusividade ao Brasil novos modelos da Brooks
O espaço do corredor pernambucano. Pernambuco Running: Todas as corridas de Pernambuco em um só lugar. 😊🏃💨 #perunning

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui