Olinda Run 21k: Saiba como foi…

0
376

O calendário oficial de corridas de rua em Pernambuco iniciou neste domingo em Olinda com a Olinda Run 21k. Com provas de 5, 10 e 21 quilômetros, a primeira corrida de rua do ano teve sua largada na Praça do Jacaré, levando para orla olindense quase 700 corredores, mas infelizmente nem tudo transcorreu da forma que todos esperavam.

Pelo menos para nós que fazemos o Pernambuco Running há dois anos é sempre complicado falar mal de um evento ou outro, principalmente porque a essência do site é divulgar para todos os corredores as provas que acontecem em nosso estado, sejam elas provas oficiais (regulamentadas no calendário da Federação Pernambucana de Atletismo) ou não, sejam estas provas no interior ou na capital…. gratuitas, baratas ou com kits com preços exorbitantes! Neste espaço não procuramos fazer qualquer distinção entre estes eventos e quem nos acompanha sabe bem disso, a ponto de criarmos um vínculo de amizade tanto com corredores e até com alguns organizadores de provas. E claro, em toda prova que participamos, a gente sempre deixa aqui nossa opinião sobre a corrida e na Olinda Run não seria diferente.

Infelizmente neste domingo muita coisa saiu fora do script esperado por todos os corredores. A quilometragem das provas de 5, 10 e 21 quilômetros estavam longe de ser bem aferida, com quilômetros a mais para as provas de 5 e 10 km e quilômetros a menos na prova principal. O órgão de trânsito da Prefeitura de Olinda foi inexistente, algo aqui injustificável para uma prova oficial. Os mais atentos (não foi o nosso caso!) observaram que não havia ambulância durante a prova. Até aqui também não sabemos se houve kit finisher (com frutas, doce ou algo do tipo para repor energias) para os 5 e 10 quilômetros, mas para quem (como nós) correu os 21 km só havia água. E o principal ponto negativo da prova provavelmente tenha sido a ausência de água durante boa parte do percurso. Quem estava com seu cinto de hidratação ou com dinheiro durante a prova se salvou e até foram solidários com outros corredores, mas quem não estava se complicou. Segundo relatos, um dos principais motivos tenha sido o furto (podemos assim tratar) de ambulantes antes da prova iniciar. Sem staff o suficiente ficou complicado a situação…

[Best_Wordpress_Gallery id=”263″ gal_title=”Olinda Run 21k”]

Aqui fica uma opinião particular nossa: o percurso foi bom, a orla de Olinda é linda, deixando até uma interrogação porque não é tão utilizada nas realizações de provas oficiais. Mas independente da beleza do local, a corrida poderia ser até em Fernando de Noronha! Sem estrutura necessária, fica no final a frustração. Em um prova sendo anunciada há meses (inclusive divulgada de forma massiva por nós em nosso espaço, como fazemos com todas as corridas, vale ressaltar), deixar faltar o essencial em uma prova de longa distância acaba frustrando quem abdicou do seu tempo para treinar durante semanas, pagar sua inscrição e não ter o retorno esperado. Este não é lá um review confortável pra gente fazer, nem é algo que gostamos de escrever, mas se faz necessário, até pela credibilidade que conquistamos ao longo destes dois anos. Que os erros sirvam como exemplos para a organização da Olinda Run e também dos demais organizadores. No erro todo mundo aprende ou tem a oportunidade de aprender!

É claro que existe algo de bom nisso tudo. Diante de tantos pontos negativos, foi bacana ver e sentir a solidariedade de vários corredores durante o percurso em dividir sua hidratação. Parabéns a todos que se ajudaram, a solidariedade é uma das características mais marcantes de um corredor e deve ser sempre mantida e lembrada por aqui! E ainda mais, vale sempre aquela nossa resenha antes durante e após a corrida. No fim de tudo o que vale é a diversão e os bons momentos que a corrida nos proporciona! Correr antes de qualquer competição é uma diversão!

E vocês, participaram também? Sentiu falta de algo que aconteceu e a gente não comentou aqui? Então conta ai pra gente! Se você também participou, compartilhe aqui a sua opinião nos comentários e dê a sua nota no campo “votação do leitor”! E ainda durante a semana teremos mais um vídeo mostrando como foi a corrida lá em nosso canal do Youtube! Ainda não tá inscrito? Chega lá e se inscreve! Vai ajudar muito a gente! Tem vídeo todo toda semana! E se bobear você está em um deles!

****UPDATE****

A Olinda Run 21k veio a publico com uma nota oficial e pedidos de desculpas a todos os corredores inscritos em suas redes sociais. Para quem não conferiu, sugerimos visitar o perfil da prova e fazer a leitura na íntegra! E pra quem participou, o resultado já está disponível lá no www.corre10.com.br! ?? #perunning

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui