A oitava edição da Maratona das Praias cortou todo o litoral sul, neste último domingo. Gente atrás da realização de um sonho, de um objetivo de meses ou anos, seguindo dieta, treinos e planejamentos. Ali naquela madrugada, estavam centenas de corredores buscando realizar a sadia loucura de correr do Parque da Jaqueira, no Recife, até a Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho. Cheguei às três da manhã e já havia corredor pronto para o desafio. E Lula Holanda, já a postos, organizando tudo, junto aos seus staffs voluntários, com o propósito apenas de ajudar e apoiar cada maratonista até o último corredor que atingisse a linha de chegada.

Instruções dadas por Lula através do seu mega fone, a largada foi realizada sem atrasos, com a turma dando uma volta inicial no Parque da Jaqueira. A partir daí foi a cruzada rumo ao litoral sul, passando antes pelo bairro da Boa Vista, Rua da Aurora e o Recife Antigo, até atingir o Marco Zero e o Cais Estelita, quando já era possível avistar os primeiros raios do sol. Cruzamos toda a orla de Boa Viagem, Piedade, Candeias, Barra de Jangada até entrarmos na Rota dos Coqueiros (Paiva), nesse momento o sol já era forte e o cansaço intenso, por volta do km 36, quando saímos da Rota dos Coqueiros, já rumo a Enseada dos Corais começaram as fortes subidas e o sol cada vez mais forte, castigava ainda mais os corredores. A Maratona das Praias o que tem bela  e com de cenários incríveis, tem de desafiadora e muito desgastante. Devido ao mormaço e das intermináveis curvas nos passeios da Reserva do Paiva, ouso dizer que os 10 quilômetros finais é onde se é decidido se você terminará bem ou não.

Particularmente, minha participação não foi das melhores. Treinando por quase três meses e sem sentir qualquer desconforto nos treinos mais longos, coube no dia da Maratona das Praias surgir ainda no vigésimo quilômetro um incômodo no joelho esquerdo. Pausa para pensar por alguns minutos e acabei insistindo em completar a prova. Com a joelheira acabei prendendo algumas pedras de gelo no local do incômodo e, mais à frente, ainda contei com o apoio da equipe de fisioterapia, no km 28. Após o quilômetro trinta e três, revezei entre o trote e a caminhada… Foram 800 metros correndo e os outros 200 metros caminhando, algo suficiente para terminar a maratona com menos dor possível e conseguir trabalhar no outro dia sem ficar mancando pelos cantos… ? Inicialmente fiquei um pouquinho frustrado, mas passada a euforia da maratona, me apeguei ao fato de o quanto nós tem forças para ir mais além. Mesmo com o corpo não reagindo eu esperava que reagisse, concluir uma maratona é sempre algo indescritível. E concluí-la vencendo as dificuldades ao longo do percurso eu não consigo encontrar palavras para descrever. Com certeza, quem nunca correu, jamais saberá.

E ainda sobre a Maratona das Praias, é indiscutível o valor e o carinho que Lula insere na prova e como todos da Acorja abraçam a ideia, seja correndo ou dando sua contribuição no apoio. Prova excelente, sem colocar, nem por e que pelo andar da carruagem, só tem o que evoluir e crescer ainda mais. E mesmo quando aparece uma falha, como aconteceu em um dos postos de hidratação, foi bacana de ver o companheirismo dos grupos e assessorias, tentando apoiar a todos, sem distinção de camisa. Meus parabéns aos Loucos por Corrida, Tamojunto na Pista, RN Fitness, CTA Sports e os caras da Nunage. No fim, cada um que estava ali estava dividindo o mesmo barco e os mesmo desejo de completar a prova. E na chegada muita festa, muitos parabéns, uma receptividade imensa e a alegria incomparável de mais uma vitoria, de mais um objetivo conquistado por cada corredor. Pra quem participou, o resultado da Maratona das Praias já pode ser conferido, acessando o site www.contimeassessoria.com.br.

Quer saber de mais corridas em Pernambuco? Você confere em nosso calendário de provas, clicando AQUI! Se você também participou da oitava edição da Maratona das Praias, compartilhe aqui a sua opinião nos comentários e dê a sua nota no campo “votação do leitor”! E durante a semana teremos mais um vídeo mostrando como foi a corrida lá em nosso canal do Youtube! Ainda não tá inscrito? Inscreva-se e veja o vídeo desta e de outras corridas clicando AQUI!

Artigo anteriorCorrida de Tiradentes será realizada no Curado
Próximo artigo4ª Corrida SESI do Dia do Trabalhador abre inscrições
O espaço do corredor pernambucano. Pernambuco Running: Todas as corridas de Pernambuco em um só lugar. 😊🏃💨 #perunning

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui