A arte e a ciência de correr de sandálias

0
1050
João Cunha concluindo os 42 km da Maratona Internacional de Olinda, de sandálias. | Foto: Lidianne Andrade/Foco Radical

Você já pensou em correr de sandálias? Essa é uma forma de correr que busca resgatar a origem da corrida, quando os humanos corriam sem calçados ou com sandálias minimalistas. Essa modalidade pode trazer benefícios para o equilíbrio, o fortalecimento dos pés, a redução de lesões e a sensibilidade ao terreno. Mas também pode exigir cuidados e adaptação, pois o pé fica mais exposto e a pisada é diferente da corrida com tênis.

A corrida de sandálias é inspirada na cultura dos povos indígenas, como os Tarahumara do México, que correm longas distâncias com sandálias feitas de pneus e cordas. Eles acreditam que correr é uma forma de se conectar com a natureza e com o espírito. Essa filosofia foi popularizada pelo livro best-seller Born to Run, de Christopher McDougall, que narra a história de um grupo de corredores que foi desafiar os Tarahumara em uma ultramaratona.

Para quem quer experimentar a corrida de sandálias, é importante começar devagar e progressivamente, escolhendo superfícies macias e limpas, como areia da praia, grama ou esteira. Também é recomendado usar sandálias minimalistas que protejam os pés sem interferir na biomecânica da corrida. Além disso, é preciso prestar atenção na postura e na pisada, que devem ser feitas com o antepé, funcionando como uma mola biomecânica que impulsiona o corpo para frente.

Correr de sandálias foi mais um papo do Podcast Papo Corrida

Para saber mais sobre essa experiência diferente e desafiadora, não perca o episódio do Podcast Papo Corrida que contou com a participação de João Cunha, bacharel e mestrando em Educação Física, maratonista e adepto ao minimalismo, que corre de sandálias há três anos. Ele compartilhou sua experiência, além dos prós e contras de correr de sandálias ao invés de usar um tênis.

O papo também contou com o Doutor Luiz Felipe Moraes, triatleta amador e fisioterapeuta esportivo, que abordou o lado científico dessa modalidade. Ele explicou os benefícios e os cuidados da corrida descalça ou de sandálias para a saúde musculoesquelética.

O Podcast Papo Corrida é um programa semanal feito por Washington Vaz e Lidianne Andrade, com episódios ao vivo realizados todas as terças, às 20 horas, no canal do Youtube PE Running. Mas se preferir, você pode escutar também no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e em vários outros aplicativos de músicas e podcasts disponíveis para Android e iOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui