Benefícios do Pilates para o corredor

0
215

Os benefícios da corrida são inquestionáveis ​​e, com o interesse pela corrida crescendo a cada dia, motivando e retirando milhares de pessoas do estilo de vida sedentário. No entanto, infelizmente, são poucas as pessoas que estão cientes dos riscos e problemas que essa atividade esportiva pode trazer com lesões, se praticada sem qualquer orientação.

O risco médio anual de lesões para um corredor popular é de 50%, ou seja, um em cada dois corredores acabam sofrendo algum tipo de lesão durante o ano, independentemente da gravidade. A maioria das lesões afeta as extremidades inferiores, ferindo-se principalmente com os joelhos, embora seja raro o corredor que também não sofra de dores nas costas.

E por que relacionar lesões e a prática do Pilates? Principalmente porque o que mais preocupa qualquer corredor popular ou profissional, acima de tudo, está se machucando e o Pilates é a atividade ideal para prevenir e reabilitar muitas dessas lesões.

Fortalecer, flexibilizar e melhorar a mobilidade são importantes para compensar o uso restrito das juntas que fazemos quando corremos. Você pode pensar que alongar um pouco após cada treino o ajudará a prevenir e se recuperar, mas todos os dias esse tópico está mais em dúvida, enquanto os benefícios do movimento consciente e do trabalho de amplitude articular são mostrados como o complemento perfeito para o corredor .

O método Pilates é, portanto, apresentado como uma atividade de compensação ideal para o corredor, fornecendo uma ampla gama de exercícios na mesma sessão que permitem que diferentes objetivos sejam trabalhados simultaneamente: alcançar maior equilíbrio muscular, maximizar o alcance articular eficaz, uma melhor relação força-flexibilidade, maior consciência corporal, postura melhorada. Todos estes fatores otimizam a corrida, quando aplicado corretamente.

Mas o Pilates não apenas o ajudará a evitar lesões, mas também poderá ser um vetor importantíssimo para melhorar o desempenho, analisando com mais profundidade como afeta cada parte do corpo utilizado para a prática, como tornozelos, joelhos e quadris. Mas isso é história para um outro texto…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui