5 benefícios do café para corredores

Muitas pessoas precisam de 'seu café' para começar o dia frescas e alegres e para serem um tanto 'acessíveis'. Você sabia que o café também pode lhe dar um grande impulso quando você se exercita? Os benefícios são comprovados cientificamente.

0
1246
Não é uma má ideia tomar uma xícara de café antes do treino de corrida (cerca de uma hora antes). A cafeína tem 5 benefícios comprovados cientificamente para o seu desempenho esportivo:

Faz de você um corredor “mais rápido”

Com 5 mg de cafeína (para consumir uma hora antes da corrida) você já dá um modesto impulso ao seu treino. Os corredores que beberam café antes de uma corrida de 5 km correram cerca de 1% mais rápido do que sem café. Agora diga por si mesmo: você ligaria a máquina de café para isso, não é?!

O café ajuda na recuperação muscular após a corrida

A cafeína contribui para a recuperação muscular após o exercício. Mais especificamente, a cafeína promove o transporte de glicose dos carboidratos que você come ou bebe após o exercício. Desta forma, seus músculos são rapidamente supridos com novos açúcares e suas reservas de energia, que são drasticamente reduzidas ou quase vazias após um treino, são reabastecidas mais rapidamente. O resultado: em breve você se sentirá revigorado e alegre novamente!

Tomar café garante mais foco durante a caminhada

Quem toma café antes consegue se concentrar melhor durante um esforço. Mesmo se você teve uma noite ruim! Mais foco durante a caminhada pode levar a um melhor resultado. Então: tome café e vá direto ao seu objetivo!

O café melhora a circulação

Pesquisas mostram que a cafeína melhora a circulação em 30% em 75 minutos. Isso é bastante! O resultado: mais oxigênio para seus músculos, portanto, mais potência para explodir durante a corrida! Então traz aquele cafezinho antes do treino… E vai com aquela banana!

Menos dores musculares causadas pelo café

Se você beber 2 a 3 xícaras de café uma hora antes do treino, pode prevenir ou reduzir qualquer dor muscular que possa ter durante a caminhada. Parece interessante, não acha?

Só não exagere

Como corredor, você não precisa banir o café de seu padrão de comer e beber. Observação: a quantidade recomendada de cafeína para melhorar seu desempenho na corrida é de 3 a 5 mg por quilo de peso corporal. Uma xícara de café contém cerca de 100 mg de cafeína. A pesquisa mostrou que é melhor não consumir mais de 400 mg de cafeína por dia (= 4 xícaras) para aproveitar os efeitos positivos em sua força e resistência. Se você beber muito café, ficará inquieto, terá dor de cabeça e sua frequência cardíaca aumentará. Claro que não é essa a intenção.

Teste com antecedência

Lembre-se de que nem todo mundo reage da mesma forma ao café . Alguns corredores podem lidar bem com isso, outros nem um pouco. O mesmo conselho se aplica aqui como com bebidas esportivas e géis: certifique-se de testar isso antes se planeja fazer um treino difícil ou participar de uma competição. Assim você evita surpresas desagradáveis…

Mais algumas dicas para uma boa ‘higiene do café’:

  • Continue bebendo bastante água. Essa ainda é a melhor bebida!
  • Pare de tomar café pelo menos 6 horas antes de dormir para evitar a insônia.
  • Ouça o seu corpo. Você toma café porque está cansado? Então, primeiro ataque a causa dessa fadiga.
  • Mantenha-o saudável! Seja moderado na adição de leite, creme ou açúcar. Em vez disso, use leite com baixo teor de gordura ou à base de plantas ou canela como adoçante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui