Pesquisadores australianos analisaram o efeito da duração do sono no desempenho esportivo. Para o estudo publicado em 2019 na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise, nove corredores de competição e triatletas tiveram que fazer o mesmo teste de resistência em momentos diferentes, enquanto sua quantidade de sono mudava a cada vez.

Os atletas foram testados pela primeira vez após algumas noites com 6,5 a 7 horas de sono. Depois disso, a noite de sono foi estendida em 30% e eles conseguiram dormir das 8h25 às 8h50. O teste de exercício final foi administrado com menos de 5 horas de sono. Como esforço físico, os participantes tiveram que completar um contra-relógio de uma hora de cada vez.

3% mais lento

Em comparação com seu padrão de sono normal, os atletas tornaram-se visivelmente mais lentos depois de apenas duas noites com menos sono. Seu desempenho diminuiu 3%. Por outro lado, se os atletas dormiram mais nas três noites seguintes (cerca de 8 horas), eles completaram o contra-relógio em média 2 minutos mais rápido. Seu desempenho melhorou 3%.

Embora os atletas indicaram que o teste de exercício parecia o mesmo com qualquer quantidade de sono, seu humor, capacidade de atenção e tempo de reação melhoraram quando eles dormiram mais. Os pesquisadores concluíram a partir disso que a quantidade total de sono afeta seu desempenho, porque você percebe o esforço de forma diferente. Em outras palavras, se você dormir um pouco mais, terá um desempenho melhor sem sentir que está fazendo um esforço maior.

Você está lutando para dormir oito horas por noite? Não entrar em pânico. De acordo com Spencer Roberts, um dos pesquisadores do estudo, você ainda pode bater aquele recorde pessoal: “Muitos atletas dormem menos de 8 horas por noite. Mesmo os atletas profissionais às vezes têm dificuldade para dormir essa quantidade.” E como você sabe: ainda são tempos muito bons.

Conclusão? Não se concentre muito nessas 8 horas de sono, mas saiba que uma hora extra na cama não atrapalha na preparação para um treinamento ou competição importante. Não é à toa que o melhor maratonista do mundo, Eliud Kipchoge, dorme 10 horas por dia, ou pelo menos: 8 horas à noite e outras 2 horas durante o dia …

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui