No dia do atletismo todos os corredores de rua se cumprimentam e dão os parabéns. No dia de corredor de rua também. É como se os dois fossem a mesma coisa. Será que é ? A resposta é não.

Corredor de rua x atleta

Corrida de rua é um esporte e corredor de rua é quem o pratica. Entretanto, não é preciso nada além de correr, seja com tênis ou descalço. Logo, todos podemos ser um corredor de rua e temos potencial para isso.

RELACIONADO: Quais são seus bons hábitos como corredor de rua?

Originalmente o termo “atleta” associa-se a praticantes de atletismo. O atletismo é o conjunto de esportes composto por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Todos praticados em pista ou em espaços específicos como, por exemplo, em estádios.

É, portanto, na prática que diferenciamos o atleta do corredor de rua. Enquanto o corredor exerce a sua atividade na rua mesmo, seja em asfalto, em barro, em paralelepípedo e calçadas. Já o atleta treina em pista e com regras oficiais da prática.

O corredor inicia sua atividade em qualquer distância e faz como e quando quiser. O atleta precisa seguir regras de como largar, como se preparar e como finalizar a prova de corrida.

Filiação também define um atleta

Além disso, ser atleta também significa ter registro nos órgãos competentes para participar de competições. Temos por aqui a CBAT – Confederação Brasileira de Atletismo, que exige apenas que você esteja em um clube para treinar com um técnico devidamente fardado.

Neste caso, temos uma subdivisão de atleta profissional e amador. O amador não compete, não está no ranking. Enquanto isso, o profissional está representando seu clube, estado ou região em competições oficiais.

Usar o nome atleta para corredor é errado?

Atualmente são aceitos os dois termos para definir o corredor. Não está errado, por exemplo, chamar seu amigo corredor de atleta. Apenas é interessante conhecer as diferenciações para usar de forma correta.

Artigo anteriorCircuito Ôxe Triatlon chega a Olinda
Próximo artigoCorredrilha chega em sua sexta edição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui