Os benefícios do Yoga para corredores

0
579

A corrida de rua exige bastante do corpo. É um dos esportes mais completos quanto à movimentação, utilizando um grande grupo muscular. Logo, é importante atentar-se para os cuidados para prevenir lesões, o que também é uma boa pedida para melhorar a performance na pista. O yoga para corredores pode ajudar nisso.

Você sabe o que é yoga?

O Yoga é uma disciplina espiritual milenar para a evolução do homem. Ele surgiu na India e envolve a meditação como base. Contudo, recebeu ajuste ao longo dos anos e se tornou uma prática de alongamentos em seus diversos posicionamentos que podem auxiliar o corpo de formas incríveis.

Na busca pela prática você vai encontrar vários tipos de yoga. Alguns são focados apenas em meditação e mantras, enquanto outros são de posturas, que é a que se encaixa melhor na vida do corredor de rua.

O yoga ajudando o corredor

As posturas de yoga, chamadas de asanas, são na verdade grandes alongamentos que movimentam grupos musculares importantes para a corrida de rua. Elas trazem como benefício:

  • Melhorar a mobilidade;
  • Aumento da força – muitas exigem força em braços, pernas, core, dentre outros;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhoria da respiração;
  • Fortalecimento das articulações;
  • Correção de postura;
  • Relaxamento da coluna;
  • Relaxamento físico e mental.

As asanas são posições que se praticam com nomes específicos. Também faz parte da tradição milenar na prática que envolve respiração, concentração e muito alongamento para esticar-se todo. Há posições, por exemplo, que envolvem apenas o equilíbrio para manter-se em linha reta e outras que são ousadas a ponto de suspender o corpo todo pelas mãos. Incrível para o corredor!

Estique o tapete e comece a praticar!

Quem já tem experiência pratica yoga em casa mesmo, sozinho, com seu tapetinho ou esteira vendida em qualquer loja esportiva. Contudo, para começar sempre é importante ter orientação profissional. Há vários estúdios e grupos com encontros alguns dias na semana em sua cidade. Pode ser a oportunidade de vislumbrar um pôr do sol na praia e ainda melhorar a saúde muscular.

Se quiser começar, há canais legais online como o de Pri Leite ou o Exercícios em Casa, dentre outros. O que não vale é ficar parado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui