A corrida de rua te cativou? Então é hora de colocar o tênis e começar a correr. Este é um dos esportes que mais atrai atletas no mundo e isso não é à toa. Ele é fácil de praticar, com vários eventos durante o ano para animar e também muito prazeroso. Vamos começar?
Se não corre, comece caminhando
Se você já vem de um esporte já pode tentar iniciar no trote suave. Se não, comece com uma caminhada e vá aumentando o ritmo. O seu corpo vai se acostumar com o esforço. Uma caminhada de 20 minutos três vezes por semana já vai te deixar no ritmo certo em 30 dias para iniciar nas corridas.
Faça um lanche 1 hora antes
O corpo precisa de energia para consumir em atividades físicas. Há a opção de fazer algumas horas depois de uma refeição a sua corrida ou um lanche leve. Assim, com o esforço, não haverá a queda de glicose e nenhum tipo de mal estar. O alimento e uma boa dieta são essenciais na vida de um corredor.
Claro que você pode ler por aí que alguns correm em jejum. Como você será um iniciante, mantenha-se com um pequeno lanche antes de tentar algo tão inovador. E, se possível, busque sempre ajuda de profissionais (nutricionistas/nutrólogos/clínico geral) para mudanças na dieta.
Escolha um tênis confortável
Não é preciso em primeiro momento ser o melhor tênis de corrida. Contudo, este é o tipo de calçado ideal para a corrida de rua e é interessante usá-lo. Não se aventure em correr descalço se nunca fez, ao menos de inicío.
Vale também treinar com meias. Se possível que cubram todo o pé para evitar assaduras por movimentação do pé no sapato em contato com as costuras internas do tênis.
Escolha um local agradável
Há pessoas correndo em praças, parques, no estacionamento do prédio, no quarteirão de casa, calçadão da praia, entre outros. Logo, todo local é um bom lugar para correr. Escolha um que te mantenha em atividade com facilidade e te proporcione algum prazer. Aumenta as suas chances de manter-se firme no treino e te deixará mais motivado. E, se tiver uma linda paisagem, será mais um bônus!
Curta o momento
Por que pensar em velocidade, diminuir o pace, fazer o melhor tempo ou calorias perdidas se você está começando? Curta o momento, a atividade e tudo o que a corrida pode te proporcionar. Ela relaxa o corpo, te deixa mais alegre com a liberação de endorfina (leia mais sobre o assunto) e liberta a mente para vários pensamentos.
Gostou das dicas? O que não vale é deixar de correr!