Cada vez mais pessoas começam a correr, uma atividade esportiva que traz benefícios físicos e mentais. Mas quais são os verdadeiros benefícios deste esporte? Detalhamos as principais vantagens de correr regularmente, comprovadas pela comunidade científica.

Ajuda a prevenir doenças

Praticar corrida ajuda a melhorar a saúde de quem pratica e permite-lhe desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Ao correr, os sistemas esquelético, cardiovascular e respiratório aumentam sua atividade e trabalham mais, o que contribui para o seu fortalecimento. Além disso, as tensões são liberadas e as preocupações são esquecidas, o que ajuda a reduzir o nível de estresse e ansiedade. Isso contribui, entre outras coisas, para o fortalecimento do sistema imunológico. Depois de uma sessão de corrida, o corpo estará mais relaxado, o que permitirá ao corredor dormir melhor e se recarregar. Correr pelo menos 3 dias por semana também reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e melhora a circulação sanguínea. Assim, evita-se o risco de acidente vascular cerebral, hipertensão ou trombose.

Permite melhorar a saúde mental

O dia a dia, as preocupações e os problemas pessoais são alguns dos fatores mais comuns que geram estresse, ansiedade e insônia. Essas condições emocionais, se não tratadas a tempo, podem causar problemas de saúde mental. Uma das melhores maneiras de evitar essas emoções negativas e proteger sua saúde mental é … correndo. Correr pelo menos 1 hora por dia melhora a saúde mental e emocional: percebe-se um estado de bem-estar, plenitude e alegria que perdura no tempo . Quando você corre, geralmente durante uma corrida mais longa e moderada, em que todo o corpo é estimulado, substâncias, como endorfinas, são produzidas e liberadas que o ajudam a sentir o famoso barato do corredor. Este estado de euforia, que é alcançado durante a corrida, ajuda a suprimir a dor, liberar a mente e você sente que pode correr e correr sem parar ou se sentir cansado.

Mantém a saúde cardiovascular

Como já explicamos, a corrida melhora o funcionamento do sistema cardiovascular. Correr todos os dias reduz a pressão arterial, aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui os níveis de colesterol ruim (LDL). A corrida põe em funcionamento mais de 200 músculos do corpo e os benefícios obtidos com esta prática são muitos: o coração ficará fortalecido e o desempenho das suas fibras será cada vez melhor.. O coração responde ao esforço envolvido na corrida aumentando a quantidade de sangue que circula pelo corpo e, para melhorar essa resposta, é produzida uma série de mudanças fisiológicas que trazem outros benefícios, tanto físicos quanto mentais. Correndo todos os dias o coração ficará mais forte, mais saudável e terá uma maior capacidade de recuperação em caso de sofrer de qualquer condição.

Fortalece os músculos e articulações

Quando você corre, os músculos tensionam os ossos, e isso faz com que seja gerado mais tecido ósseo, o que o ajudará a ter ossos mais fortes e saudáveis e, além disso, prevenirá o aparecimento de osteoporose, osteoartrite e outras doenças que afetam o corpo. sistema ósseo . Da mesma forma, correr todos os dias ajudará a fortalecer as articulações, especialmente os joelhos, pois enquanto você corre as toxinas são reduzidas, o fluxo de oxigênio no sangue aumenta, os tendões e ligamentos são fortalecidos e os tornozelos ficam mais fortes. Porém, se seus joelhos sofreram alguma lesão, é recomendável que você não faça corridas longas: é melhor começar com sessões curtas de 15 minutos, e aumentar gradativamente a intensidade do treinamento.

Ajuda a perder peso

Emagrecer e tonificar o corpo é uma das causas mais comuns que levam milhões de pessoas ao redor do mundo a correr todos os dias, já que correr e uma dieta balanceada com baixo teor de gordura são as melhores aliadas contra o excesso de peso . Na verdade, ao correr você aumenta a massa muscular e queima o excesso de gordura. Para tonificar o corpo e atingir músculos definidos, é aconselhável combinar a corrida com outras atividades esportivas, como agachamento ou levantamento de peso. Para promover a perda de peso, a menos que as baixas temperaturas exijam, você não deve correr com várias camadas de roupa: o ideal é usar roupas leves, confortáveis e respiráveis que permitam correr pelo menos 1 hora contínua sem causar desconforto.

Artigo anteriorSerá que dá para forçar um pouco mais?
Próximo artigoTá chovendo, e agora?
O espaço do corredor pernambucano. Pernambuco Running: Todas as corridas de Pernambuco em um só lugar. 😊🏃💨 #perunning

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui