As vezes a gente acha que sabe tudo. E quando corremos durante muitos anos, a tendência é esta ideia se fortalecer. Mas sabemos mesmo? Realmente dominamos o assunto? A verdade é que sempre há mais a aprender quando se trata de corrida de rua. E a Internet está ai para isso.

Com a corrida da vacina da covid-19 podemos ter um grande exemplo do quanto o conhecimento é volátil e muda rápido. Em um ano testamos, mudamos de posicionamento sobre várias vacinas e medicamentos e descobrimos coisas incríveis sobre um vírus que fez o mundo parar. Isso em um ano!

O mesmo acontece quando se trata de elementos da corrida de rua como melhora de performance e até mesmo um simples alongamento.

Um exemplo vai ajudar a entender melhor. Quando esta que vos escreve começou a correr, a melhor forma de aquecer era um alongamento simples, com o corpo frio para um aquecimento posteriormente. Cerca de dois anos depois, os especialistas consideram o aquecimento dinâmico a melhor forma e agora aquecer para depois alongar é considerada a melhor proposta.

Logo, se eu tivesse parado de ler sobre o assunto no momento que estava dando meus primeiros passos rumo a baixar o pace, estaria com uma única informação para toda a vida. E isso acontece com muitos corredores, hein! Alguns dão conselhos realmente ultrapassados.

Leia! Leia! Leia!

A melhor forma de se manter atualizado sobre corrida de rua é ler. Infelizmente nem todos os corredores estão com informações recentes.

Dicas erradas podem funcionar. Entretanto, a ciência evolui, novos estudos sobre corrida de rua e melhoria de performance saem todos os dias com testes e estão ai para serem lidos.

Logo, leia!

Siga perfis de corrida, busque fontes confiáveis e se informe sobre o que há de mais novo entre os especialistas no assunto. Assim você saberá o porquê de uma dor persistir, quais as novas descobertas e eliminar o que você pode estar fazendo de errado.

Artigo anteriorComo conciliar trabalho, família, amigos e treino?
Próximo artigoDesafio das Serras contará com quatro etapas em 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui