Há quem diga que não suporta as trilhas. Que é uma pessoa urbana, que não curte o mato… e uma série de outras desculpas. Que nem sempre são válidas porque, na verdade, o motivo é maior é: “não quero sair de minha zona de conforto”.

Os atrativos das trilhas

Correr no asfalto, perto de casa, ao alcance de Uber e em ambiente controlado tem lá suas vantagens. Diminui (mas não zera) suas chances de acidentes. Também conta com os amigos e corridas lotadas.

Você tem hidratação nas mãos, banheiro com papel higiênico. E se correr perto do shopping tem banheiro limpinho com ar condicionado. Isso cativa, concordo.

Mas a trilha… eita… essa tem seus atrativos. E são muitos, hein? A beleza da paisagem é um deles. Suas fotos de corrida vão ficar maravilhosas! E é cada vista que a gente chega a suspirar pensando no quão belo é aquele lugar e no quão sortudo você é por desfrutar disso.

Perca o medo dos riscos!

Tem seus riscos? Claro! Correr na esquina de casa envolve riscos. São apenas riscos diferentes em comparação com uma corrida em zona urbana.

Podem surgir animais? Sim! Talvez cobras, aranhas, abelhas e quem sabe uns maiores. Assim como na rua da sua casa. Quem nunca levou um susto ou diminuiu o pace por conta de um cachorro que atire a primeira pedra.

RELACIONADO: É assim que a corrida em trilha o torna um corredor melhor
RELACIONADO: Os 10 mandamentos do corredor de trilha 

Quando estamos com um grupo legal e o evento é organizado, a trilha é uma opção para fugir de sua zona de conforto. Você vai descobrir-se mais forte, respirar um ar mais limpo e conhecer locais que, naturalmente, nunca iria.

Isso sem contar nos desafios naturais. Tem altimetria daquela que a Ladeira da Misericórdia de Olinda fica com inveja e barro que deixa as obras da Compesa (piada interna de recifenses e redondezas) se tremendo de raiva de querer fazer igual. As vezes uma chuva bate no caminho e dificulta mais. Tudo são desafios a serem vencidos e não previstos. Entretanto, elas só aumentam o prazer de quem finaliza porque mostra que você pode se superar em adversidades.

Experimente

Experimente conhecer uma trail run. Temos muitas legais em Pernambuco e nos estados vizinhos. O Desafio das Serras, por exemplo, com distâncias longas e aquelas curtinhas, 5 e 9 km, para fim de semana no campo, é uma opção.

Não podemos esquecer da nossa querida e tradicional Trilhos e Trilhas, a DMTT, agora com duas edições por ano para termos um calendário verde ainda maior. Isso sem contar as trilhas menores, organizadas por grupos para os corredores ganharem intimidade com o mato.

Descubra-se um amante da natureza em uma trilha. Não vai se arrepender.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui