Todo corredor se beneficia com a corrida em trilha, mesmo se você andar na estrada asfaltada depois. Esses quatro motivos o convencem a entrar na natureza com mais frequência.

Quando você corre todo o terreno, varia de terreno e explora caminhos não pavimentados com mais frequência, pode desfrutar de muitos benefícios: desde um menor impacto nas articulações a uma estabilidade melhorada. Mesmo com algumas corridas mais curtas em terreno macio, você já notará uma melhoria no desempenho – mesmo se você andar na estrada asfaltada depois.

Ainda não está convencido de que deseja explorar a natureza com seu tênis de corrida? Em seguida, gostaríamos de destacar os seguintes benefícios para motivá-lo para uma corrida em trilha:

1. Melhor técnica

Correr em terreno irregular ajuda a desenvolver uma melhor técnica de corrida e a manter uma boa postura de corrida por mais tempo nos momentos difíceis. Ao correr em trilha, você precisa erguer os pés mais alto e pousar bem para desafiar pedras, raízes de árvores e outros obstáculos naturais. O terreno mais acidentado também melhora o envolvimento dos joelhos e o movimento do quadril, pois é necessário levantar o pé mais alto e manter a parte posterior do pé tocando o solo por mais tempo. A técnica aprimorada que você desenvolve dessa maneira também se manifestará quando você andar na estrada. Com a corrida em trilha você obtém melhor equilíbrio, coordenação e mobilidade.

2. Construção de energia mais eficiente

Andar fora de estrada também é uma ótima maneira de aumentar a força muscular das pernas e estimular os sistemas cardíaco e respiratório. A maioria das trilhas é acidentada ou tem muitas curvas. Essa variação nas mudanças de terreno e elevação tem um impacto maior sobre os músculos – principalmente quadríceps, panturrilhas e músculos de menor estabilidade em suas pernas – e cria um treino semelhante a uma sessão de intervalo, com a diferença de que você não precisa acelerar enquanto corrida em trilha. Como você também aumenta sua capacidade pulmonar dessa forma, você também desfruta dessas vantagens depois, ao caminhar na estrada: você pode desenvolver um ritmo mais rápido com uma frequência cardíaca mais baixa.

3. Menor risco de lesão

Melhorar o equilíbrio e prevenir lesões é importante para qualquer tipo de corredor. Caminhar é um movimento repetitivo e envolve uma gama limitada de músculos. Na corrida em trilha, você usa vários músculos e ganha estabilidade no tornozelo, joelhos e quadris. Uma corrida em trilha suave (também em terreno gramado) pode reduzir o risco de lesões nas articulações, ligamentos e tecido conjuntivo. O seu corpo absorve melhor o impacto de uma forma mais natural, para que os tornozelos, joelhos, quadris e costas fiquem menos tensos.

4. Mais paz mental

A corrida em trilha requer a atenção necessária e o foco na própria corrida. Muitos corredores gostam de ficar sozinhos e da tranquilidade de correr, mas correr na estrada pode rapidamente se tornar monótono, de modo que você não se concentra mais na corrida em si e seus pensamentos vagam mais rapidamente para sua lista de tarefas.

A corrida em trilha exige que você fique no momento, visualize cada passo, escolha o ritmo certo e tome consciência do que está ao seu redor. Se você se permitir ser distraído pelos problemas do dia, corre o risco de cair, perder o controle ou um tornozelo para ter sucesso. Além do mais, a maior vantagem e encanto da corrida em trilha é o poder benéfico de estar ao ar livre, ao ar livre e – por mais clichê que possa parecer – ser um com a natureza. A natureza tem seus próprios métodos para combater a depressão e melhorar a saúde mental.

Artigo anteriorApenas 11 minutos de exercício por dia têm efeito na sua saúde
Próximo artigoPapo Running – Etiqueta na corrida: você segue?
O espaço do corredor pernambucano. Pernambuco Running: Todas as corridas de Pernambuco em um só lugar. 😊🏃💨 #perunning

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui