Que a corrida é um esporte individual que a gente sabe. Afinal, você corre com as suas pernas e eu com as minhas, correto? Mas a prática pode se integrar a uma atividade em grupo. A questão é: para o rendimento, qual o melhor: correr sozinho ou acompanhado?
Correr sozinho é bom
A resposta, mais uma vez, é: depende. Depende muito de como você se desenvolve em cada uma das formas. Para alguns, a corrida solitária é um momento de reflexão, pensar na vida ou relaxar. De conversar consigo mesmo e apagar os problemas da mente, o que inclui não ouvir os problemas de ninguém.
Também é um período de tempo de concentração em seu desenvolvimento. De observação no controle do ritmo, ajuste da postura, cumprir a distância da planilha, dentre outros.
Correr em grupo é bacana também
Para alguns corredores o rendimento pode ser melhorado com a coletividade. Sabe aquele momento que você não tá afim de correr e pularia aquele treino? A animação da galera ajuda. Ou quando você queria parar antes, mas o pessoal vai cumprir o trajeto todo proposto, então você acaba indo.
Uma conversa durante o treino e paradas para as fotos também ajuda a ir mais longe um pouco. Para alguns atrapalha, mas nem tudo é tão sério assim, não é mesmo? Precisamos nos divertir também.
Dá para obter o melhor dos dois mundos
Correr sozinho tem suas vantagens, assim como correr com um amigo ou em grupo. Então, qual a melhor opção? A dica é curtir um pouco dos dois mundos.
Que tal um longão mais extenso com seus amigos? Ou no dia do treino regenerativo chamar um amigo que correr mais devagar para curtirem o ambiente e uma água de coco pós treino? E quando quiser ficar sozinho, não marque com ninguém e corra sozinho, ué.
Eu corria sozinho até encontrar entrar no grupo da ACORJA (https://www.strava.com/clubs/acorja-pe) e simplesmente minha visão da corrida mudou completamente.
Correr com o Veinho Sniper (Lula Holanda) e com a família acorjeana fez eu re-significar a corrida. Eu estava muito focado em tempo, técnica, distância, cheio de planilhas estava “noiado” hahahaha, buscando a “corrida perfeita”! No grupo da acorja eu encontrei pessoas apaixonadas por corrida que colocam o tênis e correm, e se alegram por estar correndo com os amigos.
Naturalmente fui aumentando o volume dos treinos e em 3 meses, mesmo saindo de uma lesão (me lesionei correndo sozinho) fiz minha primeira Maratona, terminei a prova super bem, e durante todo o percurso fui sendo apoiado com dicas e incentivos do pessoal mais experiente da acorja.
Se vc mora em Recife e quer experimentar correr em grupo, sem noias, uma corrida alegre e fazer novos amigos, procure a ACORJA, fale com o Lula Holanda.