Você enquanto corredor já ouviu várias vezes falar de alongamento. A palavra é comum no universo running e extremamente necessária. E um dos grandes questionamentos é se o melhor seria fazer antes ou depois de correr.
Você sabe o que é?
O alongamento corporal é uma prática que envolve a extensão ou alongamento dos músculos e tecidos moles do corpo. Com isso você terá melhor flexibilidade, mobilidade articular e amplitude de movimento. Ele pode ser realizado antes ou após uma atividade física. Pode ser tanto uma forma de aquecimento ou resfriamento como uma prática clínica para melhorar a saúde e o bem-estar geral.
A indicação de alongar também existe porque ajuda a prevenir lesões musculares, melhorar a postura e reduzir a resistência e dor muscular. Ele pode ser feito de várias maneiras, como:
- estiramento estático – o músculo é esticado e mantido em uma posição por um período de tempo;
- estiramento dinâmico – o músculo é esticado através de movimentos repetitivos
- estiramento assistido – o parceiro ajuda a esticar o músculo.
Antes da corrida é melhor pegar leve
A maioria dos especialistas (e os mais atualizados no setor running) concordam que é melhor fazer alongamentos leves antes de correr para preparar seus músculos para o exercício. A prática também aumenta a circulação sanguínea e com isso diminui o risco de lesões. No entanto, é importante evitar alongamentos intensos e estáticos, pois podem prejudicar o desempenho e aumentar o risco de lesões.
E como usamos o corpo todo para correr, é importante alongar pernas e braços, ok? É comum, por exemplo, ver atletas apenas naquela “puxadinha” na panturrilha. Contudo, movimentamos muitos músculos dos membros superiores, inferiores e core no ato de correr.
O que fazer no pós corrida
Após a corrida, a melhor pedida é fazer alongamentos mais profundos porque ajuda para ajudar a reduzir a tensão muscular, melhorar a flexibilidade e acelerar a recuperação. No entanto, é importante lembrar que o alongamento após o exercício não substitui um bom aquecimento e resfriamento adequado antes e depois do treino.
É importante lembrar que o alongamento deve ser feito com cuidado e moderação, evitando dor excessiva e risco de lesões. É sempre recomendável consultar um profissional de saúde ou de atividade física antes de iniciar qualquer programa de alongamento ou exercício.