Existem regras ditas e silenciosas na corrida. Você sabe que não pode, por exemplo, largar antes da sinalização do evento. Também deve largar na sua raia de acordo com o pace. Estas são regras declaradas e sinalizadas. E as não ditas?

Existe um protocolo silencioso e rapidamente absorvido pela mente do corredor desde a sua primeira prova.  São regras não ditas baseadas no bom senso e na convivência social ao longo dos eventos. Ou seja: etiqueta de corredor. Como anda a sua?

Muitos se acham bons corredores e comportados na pista, mas nem sempre é assim.  Temos boas histórias para contar de uma cuspida que a gente levou na cara quando o atleta da frente não levou em consideração o vento antes de descartar a saliva.  Este é um exemplo clássico de falta de etiqueta no universo running.

É de bom tom tentar ao máximo não atrapalhar a prova do outro. Isso envolve, por exemplo,  correr na faixa da direita quando seu pace é maior para permitir que outros corredores ultrapassem tranquilamente sem perder o ritmo.  Também é interessante não pausar para selfies no meio do percurso.

E aquele famoso paredão que os amigos fazem para conversar durante a corrida e acabam fechando duas faixas da pista? Também não é legal. É uma regra não dita mas sempre acontece e causa transtorno a chateação.

Quando o clima esquenta a gente pega muitos copos de água e, às vezes, a quantidade é um pouco exagerada. Tomar banho na corrida e comprometer a quantidade de hidratação dos últimos corredores do evento também não é legal.

A quebra de etiqueta mais séria (minha opinião, claro!) é pegar medalhas em estar escrito.  O organizador se programa de acordo com a quantidade de inscrições e encomenda suas medalhas com este número. Até contam com os pipoqueiros na hidratação, mas não com as medalhas não. E aí, o que pegou primeiro burlando as regras, compromete a entrega da medalha dos últimos. Muitos atletas, infelizmente, ficam sem medalhas. Feio demais, hein!

Para não atrapalhar os outros e gerar experiências negativas, que tal observar seu comportamento diante de uma prova? O mundo é feito de bons hábitos sociais e nem tudo é lei. Mantemos as boas maneiras pela boa convivência em sociedade e isso vale para a corrida também. Fica a dica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui