Treinar da forma que a gente está acostumado é bom. É confortável, seguro. Você já sabe o quanto consegue e finaliza o treino bem. Entende que pode ir até ali de boa, que seu corpo fica bem com aquela quilometragem. Essa é a popular ‘zona de conforto’. É bom, mas sair dela tem suas vantagens.
Entendendo a questão
A zona de conforto é um lugar seguro. Significa, segundo a psicologia, “uma série de hábitos e pensamentos que nos deixam confortáveis diante de uma situação ou uma rotina.” É bom estar nela, reconheço.
O problema, porém, está no fato da zona de conforto nos estagnar. Quando se trata de esportes, significa fazer os mesmos treinos. E quando fazemos as mesmas coisas, obtemos os mesmos resultados. Para alguns é bom, mas é pausar a evolução.
Na corrida de rua é comum estar na zona de conforto. Significa que você se sente bem com aquele tipo de treino e seu corpo consegue curtir. O problema está em repetir continuamente as mesmas ações e acabar cansando. É como se o esporte não fosse o suficiente para você. Na verdade, você está fazendo a mesma coisa sempre e toda rotina cansa. Somos seres mutantes e necessitamos de mudanças.
Sair do conforto pode te ajudar muito!
Fugir da zona de conforto na corrida de rua significa elevar um pouco seu nível de treino. Se você faz 5 km corriqueiramente, por exemplo, pode tentar 7 km hoje. Percorre sempre o plano? Tente um roteiro com ladeiras na próxima. Sempre aos poucos e com moderação, claro!
A elevação do nível de treino consiste em dar uma carguinha a mais no corpo e desafiar seu limite. Ela melhora seu ritmo cardíaco, a respiração, o pace e seu preparo físico.
Você consegue modificar também a sua rotina de treinos e provas. Completar um circuito em menos tempo e curtir mais o pós prova, manter-se preparado para adversidades como subidas no trajeto da prova, dentre outras possibilidades. Se seu corpo já fez isso em treino, ele responde melhor em um evento.
Também melhora a auto estima. Conquistar uma meta é sempre prazeroso e dá uma carguinha na felicidade mental. Pela manhã você não conseguia fazer 10 km. Depois do treino já consegue alcançar esta marca de boa. É satisfatório e infla o ego. E é bom sentir isso, não acha? Sempre é bom se superar.
Posso ficar na minha zona de conforto?
Claro, por que não? A essência do esporte é sentir-se bem com sua prática, seja ela como for. Se você está bem com seu estilo de treino, por que não? Estamos apenas mostrando a importância e os benefícios de ir além. O segredo é sentir-se bem.