Que as redes sociais são sucesso em todo o mundo a gente já sabe. Os brasileiros, entretanto, são os maiores fãs do universo! Segundo o Instituto Reuters, da Universidade de Oxford, 91% dos brasileiros acessam as redes sociais para algum tipo de leitura. Gostamos mesmo das redes! E elas podem ser muito legais para os corredores.

Há quem diga que postar os treinos nas redes sociais é algo de narcisista, a conhecida no nordeste como “amostração”. Na verdade é um equívoco e dos grandes. A motivação mútua entre os corredores pode ser muito positiva para os atletas amadores.

As redes sociais podem te motivar!

Não é à toa que os corredores amam seguir outros runners e treinadores: eles se motivam uns aos outros. Ao visualizar a foto de uma pessoa treinando, motivamo-nos a treinar também. Isso é fato já constatado com todos os atletas. E funciona mesmo!

Os perfis de redes sociais nos incentivam a aprender métodos novos de treino, a sermos criativos quanto a formas de obter desempenho e podem até dar aquele empurrãozinho na dieta. É fato que ficamos tempo demais nas redes em perfis como Instagram, Facebook e Twitter. Contudo, se for para motivar, vale a pena, concorda?

Às vezes a gente está pra baixo, não está muito a fim de treino e dá uma olhadinha nas redes sociais. E aí tem gente treinando em todo canto, aquelas fotos lindas e criativas com reflexo, de tênis ou selfs com os amigos. Vem aquela energia, vontade de manter o pace e continuar treinando. E é aí que a rede social te ajuda.

Postar seu treino motiva sim os coleguinhas. Curtir o treino dos membros da comunidade runners motivam a quem postou. E ler novidades do universo running nos mantém informados sobre novos eventos, projetos e até palestras online para aprender mais conteúdo de corrida de rua. Logo, as redes sociais podem ser legal demais para um corredor de rua.

Quem seguir?

Se você ainda não aderiu à onda de ter um perfil running em redes sociais, comece com os colegas de treino. As sugestões de suas redes vão te mostrar muitos perfis de coleguinhas de corridas e companheiros de equipe. Se você é um corredor solo, então está diante de uma ótima oportunidade de conseguir novos companheiros de aventuras e parcerias para treino.

Os campeões de corridas de rua e atletas profissionais também são estimulantes para seguir. São, por exemplo, perfis que mostram seu dia a dia e ajudam a quem quer compreender um pouco sobre a realidade de um atleta de elite. Em especial se você almeja ser um.

Cuidado com o conhecimento de redes sociais

Contudo, ao consumir conteúdo digital sempre é importante analisar a informação antes de repetir em casa. Temos então milhares de perfis de treinadores virtuais com lindos vídeos, receitas práticas e dicas importantes. E nem todos são de treinadores experientes. Na maior parte das vezes estamos lidando com um perfil louco por seguidores.

É preciso ter discernimento para consumir conhecimento nas redes sociais. É preciso investigar cada CREF informado no perfil (você ficaria surpreso com a quantidade de professores fakes existentes no mercado virtual). Portanto, também é necessário analisar cada informação dada e, se possível, verificar cada um dos treinos propostos com seu profissional de confiança.

Tem muita coisa legal na grande rede www sim. Podemos através delas incentivar uns aos outros, mas sempre mantendo os olhos abertos para absorver informações. Responsabilidade é sempre bem-vinda, mesmo quando se trata de sites tão livres como as redes sociais. 

Artigo anteriorEtapa Inverno do Circuito das Estações tem datas para 2021
Próximo artigoAdriano Bastos: Octacampeão da Maratona, ele é o brasileiro mais famoso da Disney

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui