Completamos um ano no Brasil de convivência com o novo coronavírus e sem previsão de retorno a uma agenda lotada de eventos em Pernambuco. Surgem alguns tímidos treinões, corridas não oficiais (já comentadas no Papo Corrida) e o calendário do PE Running navega entre idas e vindas de eventos. Em todos os estados do Nordeste estamos na mesma situação. O que fazer?

A sugestão é aproveitar este tempo de uma forma produtiva pra si. Que tal cuidar do que não anda legal em sua vida de corredor? Apesar do cenário destrutivo o qual nossa sociedade está vivendo, tem muita coisa boa para aproveitar.

É um bom período para compras

Nem todas as lojas esportivas estão com preços bacanas e se aproveitam das propagandas enganosas de preços. Contudo, tem muito vendedor legal colocando promoções de itens essenciais para um corredor. Dá para aproveitar e comprar meias de poliamida, bandanas, viseiras e muito mais com preços mais em conta.

A AtivoStore.com, por exemplo, está em uma queima de camisetas de edições anteriores bem legal. Você pode pagar apenas R$ 30 por uma camisa Circuito das Estações ou R$ 15 em uma bandana de qualidade.

As coleções de tênis estão modificando (mesmo com a pandemia, o capitalismo funciona a pleno vapor) e os modelos anteriores, ainda muito bons, estão com preços reduzidos. Pode ser o incentivo para trocar aquele tênis que já está incomodando há um tempo.

E que tal melhorar a flexibilidade?

Tempo é um problema quando se trata de atividades extras para um corredor. Entretanto, o cenário mudou. Os bares estão sem música e fechando mais cedo, as aulas dos adultos são EAD (as universidades e faculdades por enquanto estão mantendo este sistema) e nada de festas e shows. Então aproveita essas noites vazias e vai alongar!

O alongamento contínuo evita lesões, aumenta a flexibilidade e ajuda na melhoria do rendimento do corredor. E muitos ainda costumam esticar um pouco antes de correr e pronto. Não é bem assim. Dá para melhorar e muito esse alongamento preventivo em casa, hein!

O Yoga em casa é uma possibilidade. Há aplicativos gratuitos ensinando as posições, vídeos e canais bacanas e fáceis de seguir. Opções não faltam!

Meditação para a ansiedade

Já pensou nisso? Dá uma olhadinha no mesmo aplicativo de música o qual você escuta o Papo Corrida para o termo “meditação”. Há muitos bons áudios de meditação guiada para ajudar a dormir melhor, largar um vício ou tirar um momento para si.

A ansiedade é um dos maiores problemas do corredor no confinamento, mas não precisa ser. E a meditação pode ser de grande ajuda. E o melhor: é gratuita!

Dançar: por que não?

Em período de provas e com o foco direcionado, as atividades extras ficam em segundo plano para o corredor. E ai ele não tem tempo de experimentar uma aula de dança na academia, uma bike indoor ou aprender novos ritmos.

Agora você tem tempo!

Online você encontra muitas aulas de ritmos legais ou na academia perto de casa se você já se sente seguro para isso. Tem ritbox, zumba, ritmos, dança do ventre e até ballet!

Faça um check-up

As clínicas médicas está atendendo normalmente e os horários estão bem mais flexíveis. É um momento, portanto, para voltar ao médico e analisar a ‘máquina’.

Marque aquele cardiologista anual que todo corredor precisa visitar, uma consulta no fisio se as dores estão intensas mesmo sem provas ou vá ao clínico geral e cheque tudo.

Os horários das clínicas médicas estão mais organizados para evitar o contágio com o novo coronavírus, e isso pode ser uma vantagem para quem estava sem tempo e odeia (assim como essa que vos escreve) uma sala de espera lotada.

Aproveite para uma planilha mais light

E se não tem prova, que tal recobrar o prazer em correr sem foco? Só correr mesmo. Fale com seu treinador para uma planilha mais light, com treinos menores e use isso a seu favor. É um momento para fugir de lesões e pensar em se manter ativo. Afinal, a corrida de rua aumenta a imunidade e isso vai te ajudar bastante com a COVID-19 em caso de contágio.

Sugestões? Mandem!

Os corredores de elite estão aproveitando o tempo para ampliar os horizontes e muitos amadores estão perdidos. É tempo de se reinventar no esporte e iniciar algo novo.

Aproveite seu momento matinal de domingo para conhecer um novo trajeto de treino, encontrar um amigo de longa data para uma corridinha ou aprender um esporte novo. De repente voltar a nadar em uma praia tranquila pode lançar a ideia de um triatlo. Tudo isso com cautela e respeitando as medidas protetivas contra a COVID-19.

E se tiver sugestões deixe nos comentários abaixo. Só não vale ficar parado.

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