Uma questão que todos nos perguntamos quando treinamos, é quantas vezes devemos descansar. Isso dependerá fundamentalmente da condição física atual de cada pessoa, mas a melhor maneira de saber que precisa de uma pausa é ouvir o seu corpo. Fique de olho em seis sinais corporais a seguir para saber se você precisa de um dia de descanso. Se você se reconhece em três ou mais, é sinal de que está pronto para alguns treinos leves ou dias de descanso completo. Depois disso, você pode continuar andando!

1. Você tem um padrão de sono perturbado

Um padrão de sono equilibrado e constante promove a produção de hormônios de crescimento, que contribuem para a recuperação muscular. Se você dormir mal por várias noites seguidas, isso será interrompido. Seu tempo de reação e suas funções motoras e cognitivas também diminuem. Todas as coisas que não beneficiam seu treinamento!

RELACIONADO: E você, já “quebrou” em treino ou corrida? RELACIONADO: Eu preciso mesmo treinar no feriado? 

2. Você se sente cansado e letárgico

Você tem pouca energia? Não ignore isso e não pense que você é ‘invencível’ treinando persistentemente quando está cansado, baseado na convicção de que ‘o que não te mata te fortalece’… Descanso é a mensagem, só assim você pode se tornar mais forte novamente. Além disso, se você está irritado e se irrita facilmente, isso pode ser um sinal de que você precisa descansar. Quando seu corpo está sobrecarregado ou tem que lidar com muitos fatores de estresse, ele produz hormônios como o cortisol. Isso pode causar ansiedade e irritabilidade. Por outro lado, o estresse impede substâncias ‘positivas’ como a dopamina. Este neurotransmissor no cérebro tem um efeito benéfico no humor e faz você se sentir bem.

3. Você tem uma frequência cardíaca em repouso elevada

Uma frequência cardíaca em repouso elevada indica estresse. Isso pode ser tanto estresse físico (por exemplo, após um treino pesado) quanto estresse mental (por exemplo, após um dia de trabalho duro), seu corpo não faz distinção entre eles. Se você perceber que está estressado, é melhor descansar. Você normalmente será recuperado rapidamente.

4. Você está doente

Quando você está doente, seu sistema imunológico precisa de mais energia. Isso deixa menos energia para se recuperar do treino de corrida. Até mesmo o período menstrual de uma mulher influencia isso.

5. Os seus treinos anteriores foram ruins

Este é, obviamente, um fator de avaliação subjetiva. Mas se você notar uma tendência de queda em sua qualidade geral de treinamento (por exemplo, várias sessões de treinamento seguidas que não foram boas para você), você pode assumir que precisa de mais descanso.

6. Você está lesionado ou tem dores musculares.

Músculos cansados ​​e lesões indicam que seu corpo precisa de energia para se recuperar. O descanso é a mensagem!

Artigo anteriorCorrida de Santo Antônio volta a ser realizada em Tracunhaém
Próximo artigoOs principais mitos da corrida de rua
O espaço do corredor pernambucano. Pernambuco Running: Todas as corridas de Pernambuco em um só lugar. 😊🏃💨 #perunning

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui