Largada da segunda etapa da 38ª CICORRE, último evento autorizado antes da pandemia | Foto: Lidianne Andrade

O momento tão aguardado pelos corredores chegou: o retorno dos eventos de corrida! O Governo do Estado de Pernambuco autorizou nesta quinta-feira a realização de eventos de corrida com até 2.500 pessoas. 

A autorização começa a valer a partir da próxima segunda-feira (27). Ela abrange todos os tipos de eventos esportivos, não apenas as corridas. Para outubro, este número de 2.500 participantes fica para avaliação do comportamento dos números de casos com a Covid-19. Em novembro, caso o saldo seja positivo, esta flexibilização sobe para 5 mil participantes por evento. 

RELACIONADO: As corridas estão voltando em definitivo? 
RELACIONADO: Qual a sua responsabilidade como corredor na pandemia? 

A medida pegou a todos de surpresa, inclusive o professor Daniel Ricardo, presidente da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA). “Estamos felizes com a autorização, porém surpresos depois de tantos pedidos”, comentou.

Corridas devem seguir protocolos

O combate à contaminação da Covid-19 continua. Todos os eventos devem seguir protocolo de higienização contra a contaminação com as medidas sanitárias. Isso envolve largadas alternadas, aferição de temperatura dos atletas, uso de álcool 70, dentre outras medidas já praticadas em outros estados por organizadores. 

A FEPA já estava preparada para essa retomada desde julho de 2020, quando lançou o primeiro protocolo para a retomada dos eventos. Em agosto de 2021, publicou em seu site um protocolo atualizado a ser seguido por organizadores como medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Futebol terá torcidas novamente!

Com a redução dos números de contaminação e internados pela Covid-19 e o avanço do quadro vacinal, o Estado encontrou o momento de flexibilizar os eventos esportivos. No futebol, o público também pode voltar ao estádio. Foi autorizada a presença de 20% da torcida, o correspondente ao mesmo número de corredores em eventos: 2.500 pessoas. 

No público do futebol, a preferência será por torcedores com ao menos a primeira dose de vacina tomada. Esta medida está sendo tomada por outros organizadores do evento, a exemplo da equipe da Meia Maratona do Sol, realizada no último dia 18, em Natal (RN). Por lá, apenas atletas com o cartão de vacina atualizado com a primeira dose puderam participar do evento.

Shows e festas também voltam a realizar eventos com o mesmo número de público na próxima segunda-feira.

Artigo anteriorCom inscrições gratuitas, complexo eólico recebe corrida em outubro
Próximo artigo3ª Corrida Contra Corrupção: Saiba como foi…

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui